Ciclovia



A existência das ciclovias na reestruturação urbana se colocou como um importante item estimulador ao uso do centro de Bonfim e do parque e que favorece ao não-uso do carro em um distrito onde distâncias não são longas. Se houver infra-estrutura adequada, o percurso pode se tornar uma agradável e segura atividade ao ar livre. Por este motivo, o projeto da ciclovia se estendeu à área central em direção aos bairros e condomínios próximos, ao Norte e à Leste. O uso da bicicleta se enquadra aqui, não como uma proposta de novo hábito, mas como incentivo e fomentador de uma atividade já muito praticada por essa população. É muito comum se observar ciclistas nas estradas - em direção à Ribeirão Preto ou Araraquara - que se locomovem em meio ao trânsito de carros e caminhões em alta velocidade, nos viadutos estreitos sem acostamento, no asfalto quente e sem qualquer sombreamento. Portanto, além de não haver qualquer conforto, se torna uma atividade perigosa de ser praticada até mesmo por adultos experientes. 
 Fica estabelecida a largura de 2,20m para 2 faixas de ciclovia no perímetro das estradas, isoladas da via de automóveis e sombreadas por um eixo arborizado, contando com adequada iluminação e sinalização noturna. Em trechos centrais mais estreitos é permitida a ciclovia de até 1,80m de largura e, nas situações de travessia de ruas e rotatórias, a preferência é dada ao ciclista. 


(veja o vídeo "ciclovia para cidades que queremos" no you tube)